Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chico Xavier: Aula 30-04-2011

Esta aula tem por objetivo proporcionar aos Evangelizadores conhecimento do legado dessa notável figura da humanidade, relatando exemplos de sua dignidade, de seu idealismo, de seu amor ao próximo e à natureza, como também  despertar nos corações infanto-juvenis a ânsia por conhecer uma personalidade tão notável que foi o nosso querido Chico Xavier, a fim de que o tenham como espelho de vida, referência segura na construção de uma sociedade justa e fraterna.

Chico Xavier dedicou toda uma existência a nobres ideais, tais como: caridade, solidariedade, perseverança, trabalho, amor ao próximo e à natureza. Ele estaria completando 101 anos no dia 02 de abril de 2011 se ainda estivesse encarnado e a única forma que poderíamos retribuir tantos gestos de amor, seria tê-lo como exemplo em nossas vidas.

Contar que Chico desde pequeno via espíritos e conversava com eles.

Quando era adolescente, apareceu a ele o espírito que seria seu mentor nesta reencarnação: Emmanuel (se possível, mostrar figura de Emmanuel). Eles tiveram muitas conversas. Emmanuel sempre esteve ao seu lado auxiliando e orientando diante das dificuldades e obstáculos que surgiam para o cumprimento de sua missão.

Chico ao longo de sua vida, psicografou muitos livros. Ao todo foram 412 livros! Todos de autoria de espíritos que já desencarnaram. Chico dizia sempre que ele não escreveu nenhum livro, que eram todos de autoria dos espíritos. Ele vendeu milhões de livros e nunca recebeu para si dinheiro algum. Ele doava todo o dinheiro recebido das obras psicografadas para Instituições de Caridade, para auxiliar os pobres.

Chico também recebeu, através da psicografia, milhares de mensagens mediúnicas. Eram mensagens de espíritos que já haviam desencarnado e escreviam para contar que estavam bem.
Ele costumava ver, muitas vezes, o espírito que mandava a mensagem e o descrevia: tem cabelo assim, olhos de tal cor, e está vestindo uma roupa tal. E os parentes e amigos do desencarnado confirmavam que era o morto mesmo. Chico também descrevia lugares, contava situações que só o desencarnado e o parente sabiam ou tinham vivenciado, e dizia como a pessoa morreu. Também assinava muitas mensagens com assinatura semelhante à letra do espírito enquanto no corpo físico.

Chico foi um dos maiores médiuns que já existiu. Ele recebia mensagens psicografadas em línguas que ele não falava como inglês e francês. Recebeu, uma vez, uma mensagem em inglês de trás para frente, sendo que sua leitura só era possível em frente a um espelho (se possível, mostrar foto da psicografia).

Chico ajudava a todos com palavras de otimismo e amor. Realizou inúmeros trabalhos assistenciais, ajudando pessoas. Dizia sempre que queria desencarnar em um dia em que todos estivessem muito felizes. E foi o que aconteceu: ele desencarnou aos 92 anos, em torno de 19h 30 min, do dia 30 de junho de 2002, um domingo, dia em que a Seleção Brasileira de Futebol ganhou a Copa do Mundo.

Chico foi sempre um exemplo de amor e bondade. Cumpriu com sua missão na Terra. Vocês conseguem imaginar a recepção para Chico quando ele chegou ao Mundo Espiritual? Teve ter sido muito alegre.

Há muitas histórias para contar, a fim de ilustrar a missão, a bondade e o amor de Chico.
Sugerimos contar a história da visita que Chico foi fazer e não tinha nada para levar, e a história do “Fusca” que ele ganhou de presente e  trocou por alimentos, ambas do livro As vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior, Editora Planeta.

 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

: O Verdadeiro Significado da Páscoa: Aula (16-04-2011)

Como de costume, a gente só lembra da parte boa da história. Na Páscoa, por exemplo, lembramos dos ovos de chocolate que ganhamos. Mas afinal, o que significa o ovo, o coelhinho e a Páscoa?
A Páscoa tem diferentes significados nas religiões.  No cristianismo, a data comemora a ressurreição de Cristo. No judaísmo, o Pessach (Páscoa Judaica) celebra a libertação dos hebreus do Egito por Moisés.
No entanto, os elementos mais presentes na Páscoa moderna não são nem cristãos nem judeus. O coelho, sinônimo de Páscoa hoje, não surgiu de nenhuma dessas religiões. O período da Páscoa coincide com a chegada da primavera no Hemisfério Norte. Como lá o inverno é muito rigoroso, para esses povos, a primavera significa o retorno da vida.
As árvores e as plantas florescem, as aves põem seus ovos e os animais se multiplicam. E ninguém melhor que o coelho, considerado um dos animais mais férteis, para representar esse período de fertilidade.
Por isso, os festivais de primavera usavam como símbolo o coelho, por sua fertilidade, e o ovo. Antigamente, também eram comuns as pessoas presentearem os amigos com ovos decorados por elas, que representavam o milagre da vida.
Na época de Jesus, a festa da primavera ou Páscoa, teve outro significado para o mundo cristão. Nós sabemos que Jesus, veio pregar o amor entre as pessoas, mas não foi compreendido pela maior parte da população e pelos reis da época, e por isso foi crucificado. Sua crucificação aconteceu na  época da Páscoa. Depois de ficar crucificado por três dias, quando foi retirado da cruz, Jesus foi enterrado em local bem seguro, com uma pedra fechando a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá, durante a noite, por seus amigos . Guardas tomavam conta do lugar, viram à noite que a terra estremeceu e de dentro do lugar onde estava a pedra, Jesus apareceu, conforme havia prometido, que ressurgia dos mortos, ao 3º.dia provando assim que a vida que Deus nos dá é eterna.
Quando os amigos de Jesus souberam que ele continuava vivo após ser crucificado, ficaram felizes, e como era época das festas de Páscoa (ou festa da primavera) deram a esse fato o nome de Páscoa da Ressurreição, que é comemorada todos os anos pelos cristãos.

Mas e o coelho e o ovo que tem a ver com isso ?
O Ovo é símbolo da vida. É através dele que todos os animais nascem e se reproduzem. O ovo é usado na Páscoa para representar a Vida Eterna, que é o que Jesus sempre ensinou. Assim, com o passar dos anos, para ficar uma festa mais gostosa, os ovos que representam a vida eterna, começaram a ser feitos de chocolate.
O coelho por ser um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a idéia de alegria e felicidade, é utilizado como aquele que nos traz a notícia da vida eterna de Jesus.
Assim sendo, juntaram as duas figuras Coelho + Chocolate e as crianças ficaram felizes no dia da Páscoa, muitas vezes sem saber o significado desse dia.
Jesus é o verdadeiro motivo desta festa, devemos guardá-Lo sempre em nosso coração, comemorando com família e amigos, com muito amor, o que Jesus nos ensinou.

A páscoa traz a possibilidade de redenção dos pecados e dos erros, por meio da ressurreição interior com mudanças efetivas em nosso modo de viver.
Ressurreição interior é ser capaz de mudar, é partilhar a vida na esperança. É ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós, para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje, somos melhores do que fomos ontem.

Não importa o dia ou o mês do ano que você se encontre, importa sim, que no seu coração a Páscoa sempre se faça presente, e que você possa renovar sempre o seu amor com aqueles que necessitam de uma palavra de conforto nas horas difíceis, que você torne-se um farol de luz a iluminar as trevas e caminhe com seu irmão ao encontro de Jesus.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Doutrina Espirita: Aula (09-04-2011)

Descritivo:

Passaram-se os anos. As lições de Jesus abriam caminho vitoriosamente em todos os corações. O mundo progredia e a humanidade se tornava mais esclarecida e mais inteligente. Era preciso completar o Cristianismo.
Jesus, quando estivera no mundo, dissera que deixava de ensinar muitas coisas, porque os povos ainda não estavam suficientemente preparados para compreenderem tudo. Entretanto, mais tarde ele mandaria à Terra um Consolador, guiado pelo Espírito da Verdade e esse Consolador relembraria aos homens suas lições e completaria o seu ensino. O Consolador prometido por Jesus é o Espiritismo, ou a doutrina da terceira revelação como também é chamado.
O Espiritismo não teve fundadores. Milhares de espíritos se encarregaram de espalhá-lo pela Terra inteira. Completando o Cristianismo, o Espiritismo nos mostra claramente donde viemos, o que estamos fazendo na Terra e para onde iremos.
Os princípios da Doutrina Espírita são: • Deus é o Criador; • Espírito e Matéria são os elementos da Criação; • Existência dos Espíritos; • Imortalidade da Alma; • Comunicação entre o Plano Material e o Plano Espiritual; • Reencarnação; • Evolução moral e intelectual dos Espíritos; • Lei de Causa e Efeito.
Os três aspectos da Doutrina Espírita:
Religião: compreende as consequências morais decorrentes de tais ensinamentos, objetivando o "reencontro" do homem com Deus. Estabelece como princípio maior da religião, que "Fora da Caridade não há salvação".
Filosofia: ensina noções mais aprofundadas a respeito de Deus, do Universo, dos homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Ensina, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo de nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento. Resume todos estes pontos na frase: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei." (Esta frase é atribuída a Allan Kardec).
Ciência: estuda os fenômenos mediúnicos e as relações que se podem estabelecer com os Espíritos. Ensina que "A fé sólida é aquela que pode encarar a razão face a face."
O que a Doutrina Espírita nos esclarece: Quem somos? • Antes de nascer, o que éramos? • Depois da morte física, o que seremos? • Por que estamos neste mundo? • Por que algumas pessoas sofrem mais que outras? • Por que a riqueza e a pobreza? • Por que a saúde e a doença? • De onde vêm as nossas tendências, boas ou más? • Por que os vícios? • De onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos?
O Espiritismo nos esclarece que existe o Umbral, obscura zona espiritual, onde estagiam apenas temporariamente quantos no mundo fugiram de seus deveres, acumpliciando-se com o mal. Dele, porém, se afastam se decidem pela sua renovação indispensável, em busca de planos mais elevados.
A moral que o Espiritismo prega é a moral cristã, ditada por Jesus. O Espiritismo nos ensina que somos espíritos imortais e quer estejamos na Terra, quer estejamos no mundo espiritual, trabalhamos ativamente para alcançar a perfeição.
Céu e inferno não são lugares circunscritos e determinados, mas estados íntimos da criatura, alicerçados na consciência de cada um.
Céu: consciência tranqüila oriunda do esforço permanente de amar e servir em nome do Senhor edificando-nos a nós mesmos.
Inferno: intranqüilidade e remorso decorrentes de atitudes, errôneas e invigilantes.
O Espiritismo nos demonstra que a Justiça Divina é rigorosamente cumprida, havendo recompensa para os bons e castigos para os maus. E que não há castigos eternos. O espírito culpado,  que se arrependeu do mal que fez, obtém o perdão do Pai. Conseguido o perdão do Pai é preciso trabalhar para corrigir o mal que foi feito. O Espiritismo relembrou à humanidade as lições do Mestre e trouxe-nos os ensinamentos que ele tinha deixado para mais tarde.


Atividades: