Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

: O Verdadeiro Significado da Páscoa: Aula (16-04-2011)

Como de costume, a gente só lembra da parte boa da história. Na Páscoa, por exemplo, lembramos dos ovos de chocolate que ganhamos. Mas afinal, o que significa o ovo, o coelhinho e a Páscoa?
A Páscoa tem diferentes significados nas religiões.  No cristianismo, a data comemora a ressurreição de Cristo. No judaísmo, o Pessach (Páscoa Judaica) celebra a libertação dos hebreus do Egito por Moisés.
No entanto, os elementos mais presentes na Páscoa moderna não são nem cristãos nem judeus. O coelho, sinônimo de Páscoa hoje, não surgiu de nenhuma dessas religiões. O período da Páscoa coincide com a chegada da primavera no Hemisfério Norte. Como lá o inverno é muito rigoroso, para esses povos, a primavera significa o retorno da vida.
As árvores e as plantas florescem, as aves põem seus ovos e os animais se multiplicam. E ninguém melhor que o coelho, considerado um dos animais mais férteis, para representar esse período de fertilidade.
Por isso, os festivais de primavera usavam como símbolo o coelho, por sua fertilidade, e o ovo. Antigamente, também eram comuns as pessoas presentearem os amigos com ovos decorados por elas, que representavam o milagre da vida.
Na época de Jesus, a festa da primavera ou Páscoa, teve outro significado para o mundo cristão. Nós sabemos que Jesus, veio pregar o amor entre as pessoas, mas não foi compreendido pela maior parte da população e pelos reis da época, e por isso foi crucificado. Sua crucificação aconteceu na  época da Páscoa. Depois de ficar crucificado por três dias, quando foi retirado da cruz, Jesus foi enterrado em local bem seguro, com uma pedra fechando a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá, durante a noite, por seus amigos . Guardas tomavam conta do lugar, viram à noite que a terra estremeceu e de dentro do lugar onde estava a pedra, Jesus apareceu, conforme havia prometido, que ressurgia dos mortos, ao 3º.dia provando assim que a vida que Deus nos dá é eterna.
Quando os amigos de Jesus souberam que ele continuava vivo após ser crucificado, ficaram felizes, e como era época das festas de Páscoa (ou festa da primavera) deram a esse fato o nome de Páscoa da Ressurreição, que é comemorada todos os anos pelos cristãos.

Mas e o coelho e o ovo que tem a ver com isso ?
O Ovo é símbolo da vida. É através dele que todos os animais nascem e se reproduzem. O ovo é usado na Páscoa para representar a Vida Eterna, que é o que Jesus sempre ensinou. Assim, com o passar dos anos, para ficar uma festa mais gostosa, os ovos que representam a vida eterna, começaram a ser feitos de chocolate.
O coelho por ser um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a idéia de alegria e felicidade, é utilizado como aquele que nos traz a notícia da vida eterna de Jesus.
Assim sendo, juntaram as duas figuras Coelho + Chocolate e as crianças ficaram felizes no dia da Páscoa, muitas vezes sem saber o significado desse dia.
Jesus é o verdadeiro motivo desta festa, devemos guardá-Lo sempre em nosso coração, comemorando com família e amigos, com muito amor, o que Jesus nos ensinou.

A páscoa traz a possibilidade de redenção dos pecados e dos erros, por meio da ressurreição interior com mudanças efetivas em nosso modo de viver.
Ressurreição interior é ser capaz de mudar, é partilhar a vida na esperança. É ajudar mais gente a ser gente, é viver em constante libertação, é crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço, é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós, para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje, somos melhores do que fomos ontem.

Não importa o dia ou o mês do ano que você se encontre, importa sim, que no seu coração a Páscoa sempre se faça presente, e que você possa renovar sempre o seu amor com aqueles que necessitam de uma palavra de conforto nas horas difíceis, que você torne-se um farol de luz a iluminar as trevas e caminhe com seu irmão ao encontro de Jesus.

2 comentários:

  1. amei sua explicaçao realmente falou a verdade sobre a pascoa e da muito certo pra explicar as crianças DEUS ABENCOÇE

    ResponderExcluir
  2. amei sua explicaçao realmente falou a verdade sobre a pascoa e da muito certo pra explicar as crianças DEUS ABENCOÇE

    ResponderExcluir