Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Amor aos estudos e ao Trabalho: 04.6.2011

04-06-2011    Tema da Aula: Amor aos Estudos e ao Trabalho.

Mostrar a importância do estudo e do trabalho para o desenvolvimento do Homem e do Espírito.

Apresentar aos Evangelizandos o estudo e o trabalho como necessidade corporal (sem ele o corpo padece), como resgate, como meio de aperfeiçoar sua inteligência, como forma de prover seu sustento, segurança, bem estar e mecanismo para alcançar o desenvolvimento material e espiritual.

Pedir aos alunos  para que falem a respeito das profissões, ressaltando que toda ocupação útil é trabalho. Precisamos estudar e trabalhar, por que é uma lei natural, uma necessidade, um resgate, um aperfeiçoamento da inteligência.

O homem encontra no estudo e no trabalho uma oportunidade de promover seu sustento, segurança e bem estar, a falta dele, o ócio, representa um sofrimento e não um benefício. O trabalho é imposto ao homem em função de sua natureza corporal, conserva o corpo e desenvolve o pensamento.

Os animais também trabalham. Sua inteligência é limitada, portanto seu trabalho se restringe ao cuidado de sua conservação. È por isso que o trabalho dos animais não conduz ao seu progresso, mas eles ajudam à evolução do homem.

Tem também o trabalho de abnegação. Não é remunerado. É a doação de horas a favor do próximo. Quando se faz o que se gosta, o trabalho pode ser muito satisfatório e prazeroso.         

A natureza trabalha sem cessar. Por exemplo: a abelha que fabrica o mel, o bicho-da-seda, as flores que embelezam o ambiente e alimentam outros animais (como a borboleta). Também os animais de estimação exercem importantes tarefas em nossos lares, levando alegria, companheirismo e amizade.
Ler um livro ou assistir um filme edificante (instrutivo, esclarecedor, educativo) é trabalhar.
Cozinhar com amor é trabalhar.
Estudar é um modo de trabalhar.
O evangelizador quando prepara suas aulas está trabalhando.
Participar das aulas de evangelização, colaborando com boas atitudes também é trabalho.

Perguntar aos Evangelizandos se quando dormimos estudamos e trabalhamos. Esclarecer que o Espírito pode trabalhar e estudar no Mundo Espiritual, enquanto o corpo físico repousa. O repouso do corpo físico também é importante para reparação das forças físicas.

Concluir que, para qualquer pessoa, a ociosidade (desocupação, preguiça) é uma punição, uma tortura, trazendo consequências negativas para o corpo e o Espírito.

Atividades



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário