Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Prece : Aula 14-05-2011

14-05-2011    Tema da Aula: A Prece

Sugestões de perguntas para conduzir a aula:
1. O que é prece?  2. Temos que ter um local especial para fazer prece? 3. Diga o nome de alguma pessoa que você gostaria de fazer uma prece? 4. Quando fazemos uma prece?  5. Por quem podemos fazer prece? 6. A prece nos faz sentir melhor? 7. Pode-se fazer prece todos os dias? 8. Pode-se orar antes de dormir? 9. Pode-se orar antes de levantar da cama? 10. Pode-se orar antes das refeições? 11. Pode-se orar por uma pessoa que desencarnou? 12. Pode-se orar pelo nosso anjo da guarda?

A prece e uma conversa com Deus onde, antes de mais nada agradecemos a Ele por tudo que somos e temos em nossa vida (saúde, uma família, um lugar para morar, a oportunidade de estudo etc). É também o momento em que pedimos o Seu auxílio, Sua orientação e proteção para a nossa vida e das outras pessoas. É mais válida uma prece simples, curta e espontânea, mas com sentimento, do que uma prece decorada, longa, feita de forma automática e distraída. Numa prece, devemos pedir e agradecer.

Não há uma regra, mas costumamos rezar no início de um novo dia, e também antes de dormir. Pode-se também rezar antes das refeições, para agradecer o alimento que vamos comer. Sempre que vamos enfrentar um problema ou uma decisão difícil, também devemos rezar para pedir a ajuda de Deus. Ligados a Ele, temos muito mais condições de superar as situações complicadas da nossa vida.
Explicar que Deus mora no coração de todos os seus filhos, não necessitando de templos ou igrejas.  Não existe um povo ou religião mais especial para Deus: o que conta é a pureza do coração. Pode-se  lembrar dos países em  briga e em guerra religiosa. Faz sentido?

Ao invés de pedir dinheiro, coisas prontas e outras facilidades, devemos pedir a Deus a Sua orientação e sua proteção na nossa vida. Isto é o suficiente para que estejamos afastados dos perigos que existem e também que saibamos melhor resolver os nossos problemas. Antes de pedirmos, Deus já sabe o que realmente precisamos. Porém, somente conseguimos receber sua ajuda se estivermos mentalmente ligados a Ele. Nossa mente funciona como um rádio: para ouvir determinada música, precisamos primeiro sintonizar a estação certa. Não dá para receber a ajuda de Deus se ficamos o dia inteiro em frente à televisão ou conversando com a vizinha. Muitas pessoas querem que Deus resolva todos os problemas para elas, sem que precisem se esforçar. Estão pedindo as coisas erradas. Deus quer que consigamos atingir nossos objetivos através do uso de nossas forças e da sabedoria que Ele nos deu. Isto é, Deus não vai trabalhar por nós, nem limpar nossa casa, nem fazer a prova em nosso lugar.
A oração é como um telefone: sempre que discamos para alguém, tem  alguém do outro lado da linha que nos atende, e com a oração é a mesma coisa: sempre que oramos com o coração, tem alguém no plano espiritual para nos ouvir, nos ajudar a enfrentar nossas dificuldades, nos dar forças; alguém que podemos contar. Para finalizar a comparação, dizer que um lado do telefone somos nós, encarnados, do outro lado quem atende é o nosso anjo da guarda, Jesus, Deus, enfim, àquele que estamos pensando durante a prece, e o fio é a prece em si! Também acrescentar que a prece pode ser feita em qualquer lugar, e em qualquer hora, é só termos pensamentos bons, e orarmos com amor!

A prece ilumina, tranqüiliza, orienta e consola, todas as preces são boas, desde que nascidas do coração sincero.
____

Atividades:

Nome:
ORAÇÃO DO PAI NOSSO
1.)    Organize as frases corretamente para formar a oração do PAI NOSSO
(    ) PERDOAI SENHOR AS NOSSAS DIVIDAS
(    ) VENHA NOS O VOSSO REINO
(    ) MAIS LIVRAI-NOS SENHOR DE TODO MAL
(    ) SEJA FEITA A VOSSA VONTADE
(    )A PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE
(    )PAI NOSSO, QUE ESTAS NO CÉU
(    )NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÕES
(    )ASSIM SEJA, GRACAS A DEUS
(    )SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
(    )ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES
(    ) ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
                                                         
2. SIGAM AS SETAS E DESCUBRA A FRASE

PINTE O DESENHO E ESCREVA UMA PRECE QUE VENHA DO SEU CORAÇÃO, OU ESCREVA O NOME DAS PESSOAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE FAZER UMA PREÇE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário