Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

Familia: Aula 21052011

21-05-2011    Tema da Aula: Família.
Família é um grupo de pessoas que se reúnem para crescerem e aprenderem juntos. Podemos lembrar que Jesus também teve família, pai, mãe e irmãos.
Explicar que há diferentes tipos de família: - famílias em que o pai e a mãe trabalham fora de casa;  famílias onde só a mãe ou só o pai trabalham fora de casa;  famílias com pai, mãe, filhos, avós ou tios;   famílias onde o pai, a mãe, os filhos ou os avós desencarnaram;  famílias em que os avós moram com os filhos e os netos;  famílias com filhos adotivos ou não;  famílias onde algum filho já casou e mora em outra casa;  famílias onde os pais são aposentados;  famílias com número diferente de filhos (um, dois, três);  famílias em que o pai ou a mãe não moram com os filhos;  famílias que têm apenas mãe e filhos ou só pai e filhos;  famílias em que os pais se separaram e não moram mais juntos; famílias onde os pais se separaram e casaram de novo ou tem outra(o) namorada(o).

Fazer os Evangelizandos relacionarem família a caridade, ao amor, a tolerância e a tantas outras virtudes. Como podemos ser caridosos na família? Obedecendo, não brigando, respeitando os integrantes da família, realizando pequenas tarefas no lar (lavar a louça, arrumar a cama, guardar os brinquedos...). Lembrar que nossos familiares também erram, acertam e merecem nosso carinho e perdão; que nossos pais nos amam e querem o melhor para nós, por isso nos ensinam o que é certo e o que é errado e nos educam.

Para que possamos ajudar-nos uns aos outros é que constituímos uma família e temos nosso lar. Os membros de uma família têm o sagrado dever de se ajudarem uns aos outros, porque vieram do mundo espiritual para progredirem juntos. O lar é uma oficina de trabalhos, de estudo, de aperfeiçoamento e de auxílios mútuos. Os pais receberam a santa missão de auxiliarem o adiantamento dos espíritos que Deus lhes confiou.
Assim sendo, os pais são os orientadores dos filhos. É dever dos pais educá-los, corrigir-lhes os defeitos e ensinar-lhes o amor a Deus e ao próximo.

Os pais devem fazer de seus filhos verdadeiras pessoas de bem. O principal dever dos filhos é honrar a seus pais. Entre os membros da família é preciso haver o amor fraterno,  amor fraterno é a solidariedade que liga os irmãos e faz com que todos estejam unidos quer nos momentos de alegria, quer nos momentos de tristeza; na prosperidade e na adversidade. Amor fraterno é o trabalho em comum para a realização do adiantamento de todos,  é a tolerância, o respeito.
Uma família harmoniosa é a família cujos membros vivem de comum acordo praticando o bem.   Levar os Evangelizandos a reconhecerem que a Família não se forma por acaso, mas por compromissos, necessidades e afinidades de seus integrantes. Ampliar a concepção de família, entendendo-a, não apenas como o grupo consangüíneo, mas também como a reunião de pessoas que se propõem a conviver juntas, harmonizando interesses, respeitando individualidades e desenvolvendo laços afetivos.     
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário